domingo, 5 de junho de 2011

A alimentação de um cachorro !

Alimentação 1
Saber como alimentar o cão é um passo importante na criação do mesmo. Atualmente a maioria dos veterinários recomenda a utilização da ração industrializada seca. É claro que um dono de cão que prefira alimentá seu cão com comida preparada em casa pode fazê-lo desde que saiba o que ele deve comer. Muitos criadores são adeptos da alimentação natural BARF mas a maioria dos donos que só tem um ou dois cães consideram mais cômodo utilizar rações prontas. Para aqueles que querem experimentar a alimentação natural ou preparada em casa, pedir uma dieta ao seu veterinário é melhor maneira. Deve-se ter em mente que a dieta vai mudar de acordo com a idade e com o estado do cão (gestação, doenças crônicas, idade avançada etc…).

Primeiramente é preciso oferecer ao cão água de boa qualidade para beber. A água do recipiente deve ser trocada com certa freqüência para evitar a formação de algas e mesmo o aparecimento de larvas de mosquitos, como o mosquito da dengue por exemplo. A água deve ser limpa, desprovida de algas e fungos e o recipiente deve estar sempre limpo e em boas condições, utilize sempre um recipiente próprio para cães, de fundo liso para impedir a acumulação de sujeira ou de fungos. Os cães , em média necessitam de 60ml de água por quilo corporal por dia, essa medida pode variar dependendo da temperatura e do tipo de alimento do cão (alimentos secos em geral fazem o cão beber mais). Dependendo da qualidade da água encanada na sua região pode ser melhor oferecer água filtrada ou mineral para seu cachorro.Independente do tipo de alimentação que o dono escolheu oferecer para seu cão, uma vez escolhida, a dieta deve ser mantida (variando apenas quando for necessário, em caso de doença, gestação, idade etc.), os cães em geral gostam da rotina e aceitam bem o alimento se estiverem acostumados com ele. Uma alimentação muito variada pode provocar desde diarréias até um paladar seletivo. O paladar seletivo no cão não é uma característica muito indesejada uma vez que o cão passa a “escolher” o que quer comer e acaba por só aceitar o que mais gosta (o que normalmente é carne, presunto, petiscos…). Desta maneira a dieta do cão acaba desbalanceada o que pode prejudicar o animal e que costuma dar muito trabalho ao proprietário. Mesmo para trocar o tipo de ração é recomedado fazer uma mudança gradual misturando a ração nova com a antiga para não proporcionar mudanças bruscas na alimentação do seu cachorro.
Os donos de cães devem ter em mente que os cães possuem um aparelho digestivo diferente do nosso. Muitos dos alimentos que nós comemos não são bem digeridos pelos cães e acabam por prejudicá-los. Alguns donos têm a tendência de alimentar seus cães com a mesma comida preparada para as pessoas da casa o que é altamente desaconselhável e pode prejudicar a saúde do cachorro. Temperos fortes como pimenta e sal em excesso são prejudiciais ao cão, assim como pão, batatas, cereais crus, repolho, cebola, nabo, ovo cru e resíduos muito ricos em tendões, além disso existem outros alimentos prejudiciais ao seu cachorro. Ossos cozidos tmbém não devem ser dados ao cachorro em hipótese nenhuma, ossos crus sim, mas cozidos nunca, eles são quebradiços e podem ferir sseriamente o animal, inclusive internamente.
A verdade é que boa parte dos donos considera que os alimentos secos industrializados são a melhor opção para quem não tem tempo de preparar uma dieta própria para o cão e, ao contrário do que alguns pensam, não é necessário acréscimos de outros alimentos a esta alimentação (desde que a ração seja de boa qualidade). Os alimentos industriais de boa qualidade são completos e balanceados e o acréscimo de “petiscos” pode tornar o paladar do cão, especialmente do filhote, seletivo (o cão cata a comida deixando toda a ração). É sempre bom lembrar que existem rações de boa e má qualidade no mercado, cabe ao dono escolher o melhor dentro de suas condições financeiras.
As especificações de quantidade diária de alimentos geralmente encontradas nas embalagens de rações devem ser seguidas de maneira a evitar problemas de obesidade, principalmente em raças que têm tendência ao problema, como por exemplo o labrador. A alimentação errada pode ocasionar muitos problemas de saúde no cão, desde mal formações ósseas até problemas de pele e queda de pêlos.
A porção diária de alimento de um cão pode ser dividida em mais de uma porção dependendo da raça e da idade do cão, os filhotes podem comer até cinco vezes por dia, e em raças com predisposição a torção gástrica  esse cuidado deve ser redobrado. A quantidade de vezes que o cão deve comer pode ser melhor informada por seu veterinário. Também é recomendável acostumar o cão com uma hora determinada para se alimentar evitando assim que o alimento, mesmo o alimento seco, fique exposto por muito tempo antes do cão resolver se alimentar. O alimento exposto pode atrair ratos e os mesmos são um risco para o cão uma vez que podem transmitir doenças como a leptospirose e a raiva.
O mais importante para uma boa nutrição do cão será o cuidado do dono na escolha dos alimentos (secos ou frescos) e na limpeza dos seus recipientes, é recomendado lavar as vasilhas de comida de seu cão com detergente regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário