segunda-feira, 6 de junho de 2011

Minha cadela está gravida!!E agora ?

A chegada de filhotes é sempre uma alegria, mas fique ligado nas dicas de cuidados especiais que devemos ter com as fêmeas prenhas durante a gestação.
OS 6 PASSOS PARA GARANTIR UMA BOA GESTAÇÃO E UM PARTO DE SUCESSO:

1- Confirmação da gestação:
A confirmação da gestação em cadelas é tardia, só pode ser feita na metade da gestação, com 30 dias. (Já que a gestação de cadelas dura entre 63 e 65 dias).
Os exames de ultrassonografia e Raio-x além de confirmarem a gravidez, ajudam a identificar o número de filhotes e a estimar a idade do feto quando o proprietário não sabe com exatidão o dia do acasalamento.
Alterações físicas e comportamentais também podem ser observadas. Aumento abdominal, inchaço das mamas, sonolência ou agressividade, são algumas mudanças que podem ser observadas durante a prenhez.

2- Alimentação:
Durante a gravidez e lactação, as fêmeas necessitam de dieta especial. Para o desenvolvimento dos filhotes e produção de leite elas precisam disponibilizar muita energia, por isso, precisam de um suplemento nessa fase. Rações de filhotes, tem maior nível de energia e proteína e são recomendadas não só durante a gravidez, como também enquanto a cadela está amamentando.
Existem também suplementos alimentares que podem ser fornecidos, mas pra isso, consulte o veterinário e ele prescreverá um de acordo com a necessidade do seu animal.

3- Acompanhamento durante a gestação:
Na fase final da gestação é importante repetir a ultrassonografia, para avaliar a evolução do desenvolvimento dos filhotes. Nessa fase é possivel visualizar o desenvolvimento dos orgãos como rins,coração, intestino e calcificação dos ossos.
É importante saber se todos os fetos estão vivos, pois é comum ocorrer mortes durante a gestação, sendo um fator de risco para a mãe e pros outros filhotes!
Caso não consiga através do ultrassom identificar a quantidade de filhotes, nos últimos dias da gestação (entre 55 e 60 dias pós acasalamento) pode-se fazer uma radiografia (RaioX). Algumas vezes pode ser mais preciso que a ultra.

4- Preparação pro parto:
É importante durante toda a gestação manter cuidados de higiêne com a cadela. Os Banhos podem e devem ser mantidos, porém a partir da última semana de gestação devem ser evitados. Os passeios também devem ser mantidos, mas respeite os limites da fêmea.
Quando a cadela entrar em trabalho de parto, você notará que ela ficará mais agitada, começa a fazer “ninho” (o local que a fêmea escolhe pra ter os filhotes). A fêmea pode levantar e deitar várias vezes, lamber seus genitais e se tornar ofegante. Essa preparação pode durar até 12 horas. No caso dos sintomas perdurarem por mais de 24 horas, é aconselhável procurar o veterinário.

5- O Parto:
Após atingir a dilatação apropriada, a cadela contrai o abdomem e expulsa os filhotinhos. O intevalo entre os nascimentos é variável, podendo ser de 15 minutos até 2horas. Após o nascimento, temos a eliminação da placenta, é importante observar se o número de placentas é o mesmo número de filhotes, isso porque retenção de placenta pode causar complicações como infecções uterinas.
A própria fêmea faz a ingestão das placentas e corta o cordão umbilical dos filhotes, lambendo-os em seguida para limpar e estimular a respiração. Você só deve interferir, caso ela não faça. Nesse caso o proprietário deve rasgar o saco vitelíneo, ao qual o cãozinho é envolvido e cortar o cordão umbilical, esfregando o filhote em seguida, para desobistruir as vias respiratórias.

6- Cuidados no pós-parto:
Mantenha os filhotes junto da cadela, é muito importante que todos os filhotes recebam o colostro nas primeiras 24horas de vida.
Limpe o local do parto, e também a cadela. Disponibilize toalhas limpas e coloque a cadela e os filhotes em local aquecido, livre de correntes de ar. Deixe a disposição ração e agua.
Muitas cadelas ficam nervosas e agressivas após o parto, e preciso ter paciência e muito carinho com elas, deixe a fêmea bem a vontade, mas fique de olho, principalmente nas mães de primeira viagem, para observar se todos os filhotes estão se alimentando e cuidado para que ela nao sente ou os coloque em local que confira perigo.

by: alessandra ;D

3 comentários:

  1. meu tio tem um cadela, ele acha que ela esta gravida, mas não leva ela no veterinario. Como saber se ela esta gravida ou não

    ResponderExcluir
  2. A minha cachorra esta gestante e ela adora comer churrasco,tenho que evitar ?

    ResponderExcluir
  3. Minha cadela eh da raça beagle e acabou cruzando com um que não eh da mesma raça os filhotes podem nascer comi o macho ? Ou vai sair igual a mae

    ResponderExcluir