sábado, 4 de junho de 2011

Os coelhos...


Já existe ração específica que contém todos nutrientes necessários para seus coelhos. Podemos diversificar a alimentação do nosso pet com: alfafa, feno, aveia e legumes. Aumentando o nível de resistência do nosso bichinho, mas cuidado nas quantidades, para que não cause nenhum problema intestinal ao coelho. Água sempre à vontade.
O tamanho da gaiola deve ser proporcional ao tamanho do coelho, porém de preferência para estrutura de aço galvanizado, o piso pode ser cimentado ou não. Após retirar as fezes do animal jogar uma camada de serragem, para eliminar o odor.
A água deve ser fornecida em bebedouros que se assemelham a garrafas viradas, já a comida deve ser controlada e ser servida em comedouros que parecem vasos.
Dúvidas ?


Quero saber se ha alguma restrição quanto alimentar coelho com folhas de repolho?

O ideal é dar verduras escuras, porém, não há problema nenhum em alimentá-los com repolho desde que não exagere ok!?

Posso dar FRUTAS ao meu coelho?

 Pode sim evite só de dar frutas ácidas.

Ganhei um coelho mas nao sei se ele é macho ou femea , o que posso fazer para descobrir?

 Coloque o coelho no seu colo com a barriga para cima. Com uma mão segure a cauda, e com o dedão pressione firmemente para cima onde está inserido a região genital, o orgão reprodutor irá se exteriorizar facilmente. A diferença ficará óbvia ok!?


Podemos criar coelhos solto no quintal?

Então os coelhos podem sim ser criados soltos no quintal, porém o mais indicado é cria-los dentro de um cercado ainda que seja no quintal, pra você poder conte-lo ok!?
Se não ele pode ir a algum local, roer algum fio, se machucar enfim é mais fácil controlar no cercado ok!?

 Como posso saber se a coelha esta ou não de cria, ela age de alguma forma ou se algum toque pode proporcionar essa descoberta?

Então é necessário ai de 10 a 15 dias pra poder saber se o animal esta ou não em gestação, ela muda o comportamento quando esta gestando o animal tende a ficar mais calmo, os movimentos mais lentos, seu andar se modifica, o formato do corpo começa a mudar e o ventre fica mais inchado.
palpação ventral : é o método mais seguro para verificar se a coelha está realmente em gestação e pode ser efetuado de 10 a 15 dias após o acasalamento.
- exame das mamas : as glândulas mamárias das coelhas se desenvolvem pouco depois da ovulação e mais na segunda semana de gestação. Para examiná-las, basta o criador segurar uma das tetas, com os dedos indicador e polegar e fazer um movimento de vai-e-vem. Se a pele estiver grossa, é sinal de que a coelha está em gestação. Esse exame é mais positivo no 24º dia, quando os pêlos se abrem, aparecendo as tetas, mais ou menos desenvolvidas.
Para o exame ou palpação, colocar a coelha com a cabeça virada para o operador que, com uma das mãos a contém, segurando-a pelas orelhas e pelo do dorso. Com a outra mão aberta coloca, nas virilhas da coelha, de um lado o polegar e do outro o dedo indicador. Com a palma da mão, faz uma leve pressão sobre a barriga da coelha e depois vai fechando ao mesmo tempo, a mão e os dedos, com movimentos para a frente e para baixo.

Eu tenho um casal de coelhos e ela deu cria pela primeira vez só que ela não quer alimenta-los como posso alimentar os filhotes?

Você deve dar leite em pó, próprio para gatos, ao qual se adiciona uma gema de ovo. Depois dá-se, de 2 em 2 horas, esta mistura aos filhotes através de um biberão próprio.
As horas têm q ser bem controladas, porque eles não chamam quando têm fome. Nós é que temos que ter a papinha sempre pronta a dar ok!?Mante-los aquecidos é fundamental também

Meu coelho esta fazendo xixi laranja forte a cerca de três semanas, apesar disso ele esta bem disposto e comendo bastante, parece que há uma espuma junto com a urina, isto é normal?

Então os coelhos são conhecidos por terem uma urina bem forte de fato ok!?Então é normal sim e a alimentação muitas vezes ajuda.Todo e qualquer animal quando for alimentado o ideal é que seja condicionado a horários certos ok!?E a melhor coisa que você tem a fazer é dar a alimentação indicada pra espécie dele ok!?

Gostaria de saber se os coelhos devem tomar banho e se transmitem doenças?

 É bom sempre evitar banhar os animais. Só o faça se for extremamente necessário e sempre que o fizer seque-o bem e banhe-o com água morna. E quando o animal não tem contato com outros animais na rua não há problemas de transmitir doenças.

Tem algum problema se a coelha ficar sem cruzar ou ter filhotes?

Não tem problema nenhum se a coelha não cruzar e não ter filhotes. Isso é uma opção do dono, pois não interfere em nada no animal.










Nenhum comentário:

Postar um comentário