segunda-feira, 6 de junho de 2011

Raça Dálmata !

O dálmata, entre todas as raças caninas, é uma das mais fáceis de ser reconhecida, suas manchas numulares ( em forma da moeda ) e sua ampla divulgação no filme “os 101 dálmatas” da Disney, fizeram dele uma raça conhecida em todo o mundo.
O Dálmata é considerado nos dias atuais como um cão de companhia e de caça, que se destaca por sua inteligência, por sua fidelidade ao dono e por sua simpática vivacidade.
O dálmata era um cão vistoso atribuindo-lhe um estatuto de cão preferido pela nobreza e era utilizado para acompanhar as carruagens para as proteger de supostos ataques. É um cão que se dá bem com cavalos, já que estes fazem também um pouco parte dos seus primeiros desenvolvimentos como raça. Tanto que tornou-se mascote dos bombeiros americanos (resquício do tempo em que os caminhões de bombeiros eram puxados por cavalos).
O dálmata é um cão alegre e ativo, brincalhão e meigo, um bom cão de companhia, dedicado a família e bom com crianças. É resistente e um bom cão para pessoas esportivas. A raça late pouco e é desconfiada com estranhos, podendo ser utilizado como cão de guarda, embora não seja a sua principal função, é inteligente e medianamente obediente, sua educação deve começar cedo, mas, se bem educado o dálmata pode aprender e executar vários comandos, sendo treinado como cão-guia em alguns locais.
O dálmata precisa de exercícios regulares para gastar sua energia, seu pêlo é de simples tratamento e só requer uma escovação regular para a retirada de pêlos mortos. A raça é considerada bastante saudável, mas pode estar sujeita a problemas de surdez congênita, este problema pode ser evitado com a escolha do filhote e dos pais da ninhada. Os dálmatas sempre nascem completamente brancos, as manchas características pretas ou marrons só aparecem com o tempo.
É um cão resistente e que se adapta bem a qualquer temperatura mas por vezes são submissos a problemas de pele e pelo, tendo de andar bem vigiados nesse sentido. Outro problema é a surdez, esta raça é bastante afetada por esta característica. É uma raça muito propícia também a problemas cardíacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário