segunda-feira, 6 de junho de 2011

Raça Bull Terrier !

O Bull Terrier é uma raça de cão da família terrier cujo nome significa “touro”, é uma raça desenvolvida com o objetivo de se aliar a força dos cães tipo “bull”, com a energia e determinação dos terriers.
Bull Terriers são musculosos, com pelagem curta e densa. As cores de sua pelagem são:
  • branca pura, podendo apresentar pequenas manchas bicolores ou pretas no pêlo da cabeça e/ou orelhas.
  • tigrada;
  • dourada;
  • preta;
estas cores combinadas com branco nos cães são chamadas bicolores;
  • preta e canela;
  • preta e tigrada;
estas combinadas com o branco são chamadas tricolores.
A característica mais notória desta raça é a cabeça em formato de ovo quando observada de frente, levemente achatada em cima, trufa (nariz) preto, nunca de outra cor, sempre voltado para baixo, orelhas eretas e pontudas, olhos triangulares, aparentando estarem semi fechados.
Cães robustos e corajosos, de tamanho compacto e, por isso mesmo muito treinados como cães de proteção pessoal.
Esta raça é de grande fidelidade para com os donos, sejam eles adultos ou crianças. Territorialista com animais estranhos, não permite intromissões no seu espaço ou naquele que lhe compete guardar.
Esta raça pode se adaptar a vida em apartamentos, mas deve passear e se exercitar diariamente para gastar sua grande energia. É bastante saudável, mas alguns exemplares podem apresentar problemas de surdez congênita, um problema genético que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.
Um problema comum nesta raça é a tendência a desenvolver alergias e doenças de pele. Mordidas de insetos, como moscas ou mosquitos, podem produzir alergias que causam a coceira. Este quadro pode ser anulado se o cão for mantido longe destes insetos, mas obviamente o que definirá isto serão fatores ambientais e/ou climáticos, onde normalmente a exposição se torna praticamente inevitável.
Tem uma expectativa de vida variando entre 10 e 14 anos em média, no entanto, a cadela mais velha que se teve registro viveu até os 17 anos.
Bulls Terriers se alimentam de qualquer coisa. Ração canina contendo parte ou todos os elementos é a mais indicada, ossos para brincadeiras, porém, deve-se ficar atento a alterações na pelagem. Combine com exercícios e um lugar quente para descansar, e você terá a companhia de um cão extremamente feliz e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário